terça-feira, 1 de março de 2011

Dissertando





O Que é Comunicação?

            A palavra é simples, conhecida pela maioria da população. No entanto, quando questionadas, as pessoas não sabem, ou não conseguem defini-la. Parte indispensável da vida em sociedade, a comunicação faz parte da rotina diária de todos nós. Estamos sempre conversando, trocando telefonemas, mensagens no celular, e-mails ou, até mesmo, assistindo a programas de televisão. Todo ser humano precisa comunicar-se para sobreviver. Já nascemos com tal necessidade e, aqueles que possuem uma maior habilidade com as palavras, são os que se destacam na sociedade.
            Estabelecendo uma definição simples, é válido dizer que a comunicação ocorre quando alguém consegue, através de um canal disponível e utilizando um código comum, passar uma mensagem, um pensamento, para outra pessoa. Seria plena e perfeita caso fossem absorvidas exatamente as mesmas idéias, sem nenhuma alteração. A comunicação plena não é possível, visto que, como seres humanos que somos, não obstante vivermos em sociedade, cada um de nós tem personalidade e ponto de vista próprios, além de diferentes maneiras de interpretar os fatos.
            Todavia, ainda que discordemos da opinião alheia, se uma mensagem foi transmitida, se alguém usa as palavras, seja para o bem ou para o mal, independente dos subterfúgios e artefatos utilizados, para convencer, informar, questionar outra pessoa, e o receptor entende a mensagem, então, houve comunicação. É correto afirmar que a comunicação acontece quando há apreensão intelectual, por um indivíduo, da mensagem que outro tentou passar, independente do código e do canal utilizados, sem levar em consideração a interpretação do receptor.
            O assunto da mensagem em questão renasce em novas condições, uma vez que é passado de um cenário, leia-se mente, para outro totalmente distinto. A comunicação é, portanto, a transferência de conhecimento de uma pessoa para outra, sendo totalmente necessária à vida e ao aprendizado humano e, de certa maneira, alterando quem recebe a mensagem, pois, através desta, um novo conhecimento passa a ser parte integrante do receptor, oferecendo-lhe novas informações e diferentes aspectos a analisar.



Mariana Luz




     Mesmo que não compreendida, não interpretada da maneira que esperava ser, persisto na comunicação... Luh me entende!

6 comentários:

Campos-Henrique disse...

E como entendo, mas agora to sem tempo pra comentar. Prometo que mais tarde comentarei com algo mais apurado

Campos-Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Campos-Henrique disse...

Não tem nada de mais apurado a comentar.
Além de ficar maravilhado com suas palavras, impressionado com suas ideias, me sinto orgulhoso de presenciar e atestar seu potencial intelecto e sua visão social crítica.
É por isso e mais uma boa quantidade de razões que você ocupa uma porção tão imensa no meu coração.

Aff! To emocionado

Vixi, até rimou

kkkkkkkkkkkk

Campos-Henrique disse...

Recebi um selo de qualidade e devo indicar blogs que mereçam ser lidos e por isso estou te escrevendo pra te dizer que o seu foi um dos que eu considero de relevância!!! Entre nesse link e copie o selo e o poste no seu blog , siga as regras, responda as perguntas e indique outros que mereçam ser apreciados!!!Abração! http://ecodesorrisos.blogspot.com/2011/03/selo-stylish-blogger-award.html

nutricionista.patriciamagurno disse...

Parabéns pelo blog. Gostei!
http://inebriarempoemas.blogspot.com

Campos-Henrique disse...

Recebi um selo de qualidade e devo indicar blogs que mereçam ser lidos e por isso estou te escrevendo pra te dizer que o seu foi um dos que eu considero de relevância!!! Entre nesse link e copie o selo e o poste no seu blog , siga as regras, responda as perguntas e indique outros que mereçam ser apreciados!!!Beijos! http://http://ecodesorrisos.blogspot.com/2011/05/projeto-creativite.html